A Corrida

A CORRIDA


         A Corrida Ecológica do Retiro é um evento que se confunde com seus fundadores,  Ailton Benevuto e Seu Antonio Alencar. 

Criada para movimentar a pequena e pacata Vila do Retiro, residência do Ailton e também para comemorar os 42 anos de prática de corridas do Seu Antonio. 

A Corrida Ecológica do Retiro passou a fazer parte do Calendário dos amantes das corridas sul baianas atraindo corredores de diversas cidades que se aventuram pelas estradas do Parque Estadual da Serra do Conduru, num percurso de 19Km que tem sua largada na belíssima Serra Grande seguindo pela estrada de chão até a Vila do Retiro  onde os atletas são recebidos pela comunidade local em uma grande festa que  termina com uma tradicional feijoada oferecida a todos os atletas pelos moradores da Vila.

Ailton Benevuto - Pequeno produtor rural, produtor dos Doces Retiro, morador da Vila do Retiro, onde participa e colabora com a Comunidade local na execução de projetos sócios ambientais, além de ser MAIS UM APAIXONADO POR CORRIDAS que está presente em todas as corridas no sul da Bahia, onde representa sua comunidade e as Associações - AMOR e ASMOBAN.

Seu Antonio Alencar, - Figura carismática que abrilhanta de simplicidade as corridas no sul da Bahia. Com mais de 40 anos de participação em Corridas na Bahia e em todo o Brasil, é um dos homenageados com a Corrida Ecológica do Retiro.  

   

                
                                                                           PERCURSO  19Km



Depoimentos:

Um evento para os amantes da natureza e apaixonados por corridas que preferem  sentir o prazer de correr entre amigos, onde a simplicidade vale mais do que pódios ou prêmios..
Marçal


A  Corrida Ecológica marca por ter sido realizada a beira de um dos lugares mais importantes do nosso Estado, em se tratando de preservação e conservação da biodiversidade.

Situado entre os municípios de Ilhéus, Uruçuca e Itacaré, o Parque Estadual da Serra do Conduru é caracterizado pela Floresta Ombrófila Densa, um tipo de floresta com alto potencial para a conservação da biodiversidade e altíssima diversidade biológica. Os cantos dos pássaros e os cheiros da mata traduzia muito bem o fato desse lugar possuir um dos índices mais elevados do mundo de endemismo, com cerca de 458 espécies diferentes de árvores por hectare, e, por isso, representa um dos blocos mais importantes remanescentes florestais da Mata Atlântica da costa Nordestina.

Nem as subidas e descidas, nem a lama, a chuva, as câimbras, o tênis molhado e, por isso, os temíveis calos, fizeram-me desistir de alcançar o objetivo. Talvez esse seja o grande estímulo para continuarmos, persistirmos em algo maior: a felicidade da sua conclusão em algo. Pra mim, essa prova e o meu momento na universidade dobraram essa sensação.
Vitória da Conquista - Praia do Sargi - Serra Grande, 22 e 23 de Outubro de 2011.


A 5a. Corrida Ecologica do Retiro da Associação de Moradores e Produtores do Retiro.AMOR. 20 km pela Mata Atlántica...Lindo...vai se tornando um evento que alimenta o esporte regional e o encontro de vizinhos, amigos, jovens, crianças. Parabens!!!
Ricardo Zehnder

A belíssima Serra do Conduru, entre Ilhéus e Uruçuca, é o cenário da Corrida Ecológica que terá sua segunda edição no próximo dia  23, um domingo. Atletas de várias idades participam da prova, cuja largada ocorre às 8h30min da manhã, em Serra Grande, com percurso atravessando o Parque Nacional do Conduru até a Vila do Retiro.
http://www.pimenta.blog.br/2011/10/06/corrida-ecologica-em-ilheus/



Foram 20 Km saindo de Serra Grande por estradas de barro em direção à Vila do Retiiro, um percurso emocionante e desafiador. Além da alegria de participar, a carinhosa recepção do povo da Vila do Retiro me emocionaou. Sabia que a corrida corre nas veias do pessoal, conheço Ailton Bevenuto, um lutador que já faz esporte lá há algum tempo, mas ver as pessoas a0poiando uma prova de corrida, nas ruas aplaudindo, por amor ao e4sporte, sempre surpreende e emociona. A felicidade de seu Antonio é também um prêmio aos participantes.

Como corredor mais antigo da prova, Alencar foi homenageado pela participação ao longo dos últimos 43 anos em corridas oficiais e por ficar mais uma vez com o titulo da sua categoria. Ele conta que participa em média de 12 competições por ano, e confirmou sua presença na prova da Pampulha, em Belo Horizonte e depois de disputar 25 provas, não pretende mais competir na Corrida de São Silvestre, que encerra o calendário anual de competições.
Seu Antonio 2014



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela seu comentário. Continue acompanhando nosso site.